Feira de Produtos Orgânicos todas as quartas-feiras

Acontece todas as Quartas-Feiras de 06:00 as 12:00 horas na Praça Santos Dumont, famosa “praça dos cachorros”, a Feirinha de Produtos Orgânicos de Itacaré.

Produtos orgânicos da agricultura familiar direto da roça para sua mesa.

Hoje Temos:
Alface lisa
Alface crespa
Couve
Rúcula
Salsa
Coentro
Manjericão
Taioba
Espinafre

Tomate
Pimentão
Cebola roxa

Oiti da mata
Banana da prata
Banana da terra
Limão rosa
Aipim descascado
Coco verde
Coco seco
Cana de açúcar

Geleia de hibisco
Broto de mostarda
Nibs de cacau
Creme de cacau e amendoim
Flocão de milho orgânico
Polpa cupuaçu
Óleo de coco
Azeite de dendê
Ovos caipira

Associação Embaúba e Rede Povos da Mata


Associação Embaúba: Associação dos Produtores Orgânicos da APA Itacaré- Serra Grande

A Associação Embaúba é a Associação dos Produtores Orgânicos da APA Itacaré- Serra Grande. Composta por 30 membros, representa cerca de 30 famílias de agricultores familiares, na maioria assentados rurais. A sede da associação está localizada na Vila Camboinha, Rodovia Ilhéus-Itacaré, km 60, Itacaré, Bahia. Os associados estão distribuídos ao longo da rodovia nos Assentamentos rurais Marambaia, Camboinha e Brilhante. Atualmente o presidente da Associação é José Gomes da Silva e a vice-presidente, a conhecida líder local Dona Otília.

REDE POVOS DA MATA A

A Rede Povos da Mata, uma articulação entre produtores da agricultura familiar, agricultores assentados da reforma agrária, comunidades indígenas e quilombolas, agricultores em geral e consumidores-coprodutores. Somos a primeira Organização Participativa de Avaliação da Conformidade (OPAC) do estado da Bahia, buscando certificação orgânica participativa dos produtos agrícolas e seus derivados.

Nossa missão é constituir o Sistema Participativo de Avaliação da Conformidade Orgânica (SPG) através de um processo de geração de credibilidade em rede, fomentando a interação das pessoas e organizações, estimulando processos internos espontâneos e próprios, promovendo a Agroecologia e qualidade de vida, através de ações educativas, socioculturais, ambientais e de cidadania.

Apoiamos produtores a certificarem e comercializarem seus produtos orgânicos e oferecendo aos consumidores, além de produtos com garantia de origem, um contexto onde podem conhecer e participar dos processos que levam um bom alimento da roça mais próxima até a mesa da sua casa!

Nossa visão é ser reconhecida pela promoção do associativismo na produção e no consumo de produtos orgânicos, aproximando de forma solidária os agricultores e os consumidores, resgatando e valorizando o saber popular.

Para os OPACs atuarem legalmente, eles precisam estar credenciados no MAPA – Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento. É esse credenciamento que autoriza a atuação dos OPACs no Sistema Brasileiro de Avaliação da Conformidade Orgânica – SisOrg.

A OPAC da Rede de Agroecologia Povos da Mata já está credenciada pelo MAPA. Somos o primeiro organismo de certificação participativa que pode autorizar nossos membros a utilizar o Selo do Sistema Brasileiro de Avaliação da Conformidade Orgânica.

Somos credenciados pelo Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA) a emitir certificado e selo orgânico desde agosto de 2016. Desde então, já certificamos mais de 50 famílias produtoras.

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *