Conjuntivite, você precisa saber!

Conjuntivite, é uma infecção ocular comum causada por um vírus ou bactéria, e é muito contagiosa, espalhando de pessoa para pessoa facilmente.

Coceira, vermelhidão, inchaço das pálpebras, lacrimejamento, sensibilidade à luz e sensação de ter grãos de areia nos olhos são os principais sintomas da doença.

O quadro é marcado pela inflamação da membrana que reveste a parte externa do globo ocular.
Compressas de água fria aliviam a queimação, já óculos de sol ajudam a reduzir a sensibilidade à luz, enquanto os colírios do tipo lágrima artificial lubrificam os olhos e amenizam os sintomas.

Para evitar a reincidência da conjuntivite, o ideal é que os lenços utilizados para limpar a secreção que escorre dos olhos sejam descartáveis. Pelo mesmo motivo, o colírio não deve encostar na conjuntiva quando for aplicado. Já coçar os olhos, embora às vezes seja tentador, piora o problema.

Geralmente, o quadro regride sozinho. Mas, em alguns casos, o médico prescreve colírios específicos com antibióticos ou anti-inflamatórios. Tais remédios, contudo, devem ser indicados pelo especialista. Tanto porque a conjuntivite possui origens diferentes que só ele saberá distinguir.

Caso você esteja com Conjuntivite:
Não use lentes de contato;
Não compartilhe objetos pessoais (ex: maquiagens, óculos);
Lave as mãos várias vezes;
Cubra a boca quando tossir ou espirrar;
Limpe a remela dos olhos
Use óculos de sol
Coma mais alimentos ricos em vitamina A (ex: leite, cenoura, tomate).

CUIDE-SE!
Caso você apresente quaisquer sintomas, procure um médico.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *