PRAIAS

Praias

 

PRAIAS PARADISÍACAS DO BRASIL

Podemos dizer que Itacaré tem as praias mais paradisíacas do Brasil. Com boas ondas o ano inteiro, morros cobertos por Mata Atlântica, acesso por meio de trilhas e pouco movimento, são características comuns da maioria das praias da região.

Nas praias mais centrais, o acesso é fácil e pode ser feito andando, de bicicleta ou carro. A maioria delas tem uma boa infraestrutura de barracas e muito movimento. São elas: Coroinha, Concha, Resende, Tiririca, Costa, e Ribeira. Um pouco mais reservada encontramos a Praia do Siriaco que não é muito acessada. Ao norte atravessando o rio de Contas, encontramos a praia do Pontal. Mais ao sul encontramos as praias mais preservadas que são as mais bonitas praias de Itacaré, como Prainha, São José, Arruda, Jeribucaçu, Engenhoca, Havaizinho, Camboinha e Itacarezinho. O acesso as praias mais afastadas precisam ser feitos de carro até certo ponto, pois os percursos são feitos por trilhas.

 

 

 

Coroinha (Orla)

A coroinha, mais conhecida como a Praia da Orla não é muito utilizada para banhos, mas nela você encontra muitos barcos ancorados e alguns casarões históricos.

É a praia mais procurada para prática de esportes como futebol e vôlei por conta da larga faixa de areia na maré baixa.

Praia da Concha

A Praia da Choncha é próxima do Centro e repleta de barracas e pousadas, é a mais movimentada durante o verão, apesar das águas turvas em função da foz do rio de Contas. De mar calmo e muitos coqueiros, oferece aluguel de caiaques e um bonito pôr do sol, apreciado da Ponta do Xaréu que fica no canto esquerdo. Na Choncha também conseguimos ver o farol, que tem seu formato quadrado e completa o lindo visual da praia.

 

Praia do Pontal e Barra de Piracanga

São praias localizadas ao norte do outro lado do Rio de Contas, seu acesso é feito por meio de canoas e barcos . Praias de mar aberto com quilometros de faixa de areia e coqueiros. O Pontal no inverno oferece excelentes condições de surf (maio a setembro), quando o swell e vento veêm do Sul, tanto para surfistas intermediários quanto avançados.

Praia do Resende

A praia do Resende fica apenas a 1 km do centro e além de boas ondas também tem maravilhosas piscinas naturais. Cercada pelo verde e com um agradável gramado que dá na areia da praia, a Praia do Resende tem alguns vendedores que oferecem inclusive cadeiras de praia.

Praia da Tiririca

A praia da Tiririca fica ao lado da praia do resende, divididas apenas por algumas rochas. É a praia com maior movimento do surf local. Com ondas fortes de meio metro a 3 metros praticamente o ano todo. Lá você encontra cabanas de praia e boas pousadas bem de frente pra praia e integradas à natureza.

Praia da Costa

A Costa é uma pequena praia que fica localizada entre a Tiririca e a Ribeira. Formada por uma pequena enseada cercada por coqueiros onde não há nenhuma estrutura e poucos visitantes.

Praia da Ribeira

A praia da Ribeira é a última de fácil acesso próxima ao centro, nela encontramos estacionamento e uma completa infraestrutura de bares. Os atrativos da Ribeira, além de sua extrema beleza é o riacho do rio Ribeira que deságua na praia formando uma piscina natural de água doce, lá também encontramos boas ondas e uma tirolesa que passa por cima do mar finalizando um circuito radical de arvorismo.

Prainha

Saindo da Praia da Ribeira, a trilha para a Prainha dura cerca de 40 minutos de caminhada e é considerada de nível médio, passando por riachos, cachoeiras e mangues. A Prainha é considerada uma das praias mais bonitas da Bahia. Ondas de meio a três metros se tornam tubulares em seus melhores dias.

Praia de São José

A praia de São José fica em uma área de proteção ambiental, dentro do complexo ecoturístico Villas de São José. Belíssima praia com ondas fortes e muitos coqueiros. Para chegar até ela você tem a opção de ter acesso ao complexo Villas de São José e pagar uma taxa de Day Use ou pegar uma trilha que tem início na Prainha passando por uma portaria para identificação.

Praia da Arruda

Com uma riquíssima vida marinha, a Praia da Arruda revela corais que formam piscinas naturais na maré baixa. Na água cristalina e quente, é possível ver diversos peixinhos, ouriços e corais. Coqueiros fazem sombra na pequena faixa de areia, que é cheia de conchinhas de várias cores e formatos. A praia não tem nenhum quiosque e costuma ficar vazia, o lugar certo para quem busca um lugar paradisíaco e sossegado.

Praia de Jeribucaçu

O acesso à Praia de Jeribucaçu é feito por estrada de terra em boas condições, de aproximadamente 15 minutos, a partir da BA-001 (Ilhéus – Itacaré). No final da estrada de terra há duas fazendas onde se pode estacionar o carro, e a partir daí, uma trilha de 20 minutos leva à praia. Na volta, a trilha fica um pouco difícil pela subida íngrime.

A isolada Praia de Jeribucaçu tem visuais bem distintos de acordo com a maré. Quando está baixa, uma extensa faixa de areia aparece e há algumas mesas e guarda-sóis dos quiosques, que vendem tapioca, açaí e refeições. Na maré alta, a água do mar se junta com a do rio Jeribucaçu, cobrindo boa parte da areia e fazendo os quiosques fecharem mais cedo. Ondas de até 3 metros costumam se formar na Praia de Jeribucaçu. Seja qual for a maré, a paisagem é linda, com costões e Mata Atlântica envolvendo a praia.

 

Praia da Engenhoca

Essa linda praia é praticamente deserta e tem acesso por meio de uma trilha de cerca de 20min no meio da mata fechada. Algumas barracas vendem bebidas e tapiocas. Um pequeno rio desemboca na areia da praia, ou seja, você também tem a opção de nadar na água doce.

Na praia da Engenhoca você vai encontrar uma gigantesca obra inacabada, que seria um grande hotel de luxo, o primeiro 6 estrelas da América Latina, porém sua cosntrução foi embargada pois devastaria uma grande área de preservação. Em meio a trilha você consegue ver várias das construções.

A Engenhoca é o pico principal para longboard em Itacaré, pois tem ondas mais cheias e longas.

Havaizinho

Camboinha

Da Engenhoca, outra trilha dá acesso às praias de Havaizinho e Camboinha, que também são locais normalmente vazios e cercados por coqueiros. Há um gostoso gramado que dá acesso à areia da praia. Constituídas por pequenas enseadas separadas por recifes, tem muitos coqueiros ondas fortes e extensas faixas de areia que aparecem quando a maré está seca. A trilha leva uns 10 minutos de caminhada de nível leve. Lá você encontra estrutura para comprar bebidas e água de côco.

 

Itacarezinho

Itacarezinho é composta por cerca 3,5km de extensão, o acesso à ela é bem fácil por conta do estacionamento no seu alto, ou seja, você não precisa necessariamente fazer uma trilha para chegar nela. Por isso, é um pouco mais explorada e com melhor infra-estrutura: possui bares e restaurantes, sorveteria, spa e resort.

Caso você prefira pegar a trilha que leva a esta praia, ela corta uma propriedade particular e leva em torno de 30 minutos.

Os muitos coqueiros, junto ao claro azul do mar dão um toque especial para esta praia, que também é point do mergulho. Há bancadas de corais e cavernas subaquáticas, além ser o refúgio das tartarugas marinhas. Para os surfistas, essa praia também costuma ter boas ondas e uma cascata de água doce na ponta norte, permitindo que termine sua experiência da melhor forma possível.