NATIVOS

Aqui você encontra idéias, boas ações e projetos sociais que visam ajudar a população local contribuindo para o seu desenvolvimento.
Pessoas do Brasil e do mundo escolhem Itacaré como moradia, por sua beleza, tranquilidade e possibilidade de investimentos. A principal fonte de economia da cidade é o turismo, que responde por mais de 90% do seu produto interno bruto (PIB). Os principais segmentos turísticos trabalhados são ecoturismo, sol e praia, turismo de aventura e esportivo.
Itacaré ainda tem muito o que crescer, e seus moradores estão trabalhando todos os dias para isso acontecer!

 

DEDO DE MOÇA

Dedo de Moça é um grupo de percussão feminino nascido em 2017 – Itacaré, Bahia. Auto gerido, a comunidade se fortalece com as diferenças que brindam cada participante.
União entre as mulheres, celebração do feminino, luta por respeito e igualdade são questões que dizem respeito à esse coletivo. A música e o compartilhamento de experiências são suas formas de existir, se expressar e reagir. Através da cultura popular e a batida ancestral do tambor, Dedo de Moça, busca propagar a dose que lhe cabe de amor, alegria, respeito, união, integração, luta e mais!


_________________________________________

SURFANDO PARA O FUTURO

O Projeto acontece na praia da Tiririca na sede da ASI (Associação de Surf de Itacaré) em parceria com a Secretaria Municipal de Educação às terças e quintas com turmas matutinas e vespertinas.
Trazendo a escola para a praia como extensão educacional, onde as crianças tem oportunidade de receber orientações básicas sobre o mar, correntes marinhas, segurança na água, meio ambiente e respeito ao próximo.
Prioriza o desenvolvimento da criança na escola contando com reforço escolar, o CRAS faz o acompanhamento psicológico e a Prefeitura Municipal de Itacaré ajuda com o lanche para os alunos. Também ocorre outras contribuições, como da Pesca Azul Surf e Náutica, Dr. das Pranchas, e a Pousada Lawrence.
Durante todo o ano é contabilizada uma pontuação que avalia o comportamento escolar, o desenvolvimento nas aulas e entendimento ambiental das crianças onde é somado com a pontuação do campeonato de surf que ocorre no final do ano, para se chegar ao campeão. Em 2017 a campeã foi a Maiquele.


_________________________________________

ACI – ASSOCIAÇÂO DE CANOAGEM DE ITACARÉ

Fundada a quase 20 anos, a Associação desenvolve um Projeto Social chamado « Remando no Rio de Contas» que visa levar o esporte para cerca de 90 crianças e adolescentes de baixa renda na região de Itacaré. No projeto é abordada a conscientização para a preservação ambiental, o acompanhamento educacional, familiar e escolar, além de incentivar a prática da canoagem.
Seu atual presidente é o Rodrigo Ferreira, 22 anos, atleta que já participou de vários campeonatos regionais e nacionais de sua categoria representando Itacaré.
Atualmente foi construída a nova sede da Associação no bairro da Passagem, uma obra do Governo
do Estado, por meio da Superintendência dos Desportos do Estado da Bahia (Sudesb), numa parceria com a Prefeitura de Itacaré, que cedeu o terreno para a construção da unidade, inaugurada em maio de 2018 .


_________________________________________

PROJETO SOCIAL “AVANTE NA LUTA”

Uma iniciativa que surgiu do sentimento de gratidão de quem foi acolhida por Itacaré.

O « Avante na Luta » é um projeto que visa desenvolver pessoas e transformar vidas com os ensinamentos do Muay Thai, Kick Boxing e Jiu Jitsu para crianças e jovens de 8 á 20 anos de idade que residem na cidade.

Tudo acontece na Escola de Artes Maciais Sé Tean, onde o projeto é desenvolvido por sua idealizadora e instrutora Thaynã Saraiva e supervisionado por sua Mestra Monique Sé.

A escola fica na Pousada Itacaré Inn, no bairro da Concha, onde ocorrem aulas diariamente tanto para alunos do Projeto Social, quanto para alunos da Escola. Para saber mais informações, basta entrar em contato pelo telefone: (73) 99825-7783.