SURF

Itacaré, paraíso do SURF

Itacaré fica localizada em uma área inigualável para o Surf, a cidade recebe ondas praticamente o ano todo. No inverno que geralmente se formam as maiores ondas, que variam de 1 a 3 metros de altura. Outro fator que atrai os surfistas é a temperatura da água que varia entre 23º á 30ºC. Algumas praias se destacam… cada uma com suas particularidades, mas todas encantadoras.

 

OS MELHORES PICOS

Praia do Pontal

São praias localizadas ao norte do outro lado do Rio de Contas, seu acesso é feito por meio de canoas e barcos . Praias de mar aberto com quilometros de faixa de areia e coqueiros. O Pontal no inverno oferece excelentes condições de surf (maio a setembro), quando o swell e vento veêm do Sul, tanto para surfistas intermediários quanto avançados.

Praia da Tiririca

A praia da Tiririca fica ao lado da praia do Resende, divididas apenas por algumas rochas. É a praia com maior movimento do surf local. Com ondas fortes de meio metro a 3 metros praticamente o ano todo. Lá voc~e encontra cabanas de praia e boas pousadas bem de frente pra praia e integradas à natureza.

Praia da Ribeira

A praia da Ribeira é a última de fácil acesso próxima ao centro, nela encontramos estacionamento e uma completa infraestrutura de bares. Os atrativos da Ribeira, além de sua extrema beleza é o riacho do rio Ribeira que deságua na praia formando uma piscina natural de água doce, lá também encontramos boas ondas e uma tirolesa que passa por cima do mar finalizando um circuito radical de arvorismo.

Prainha

Saindo da Praia da Ribeira, a trilha para a Prainha dura cerca de 40 minutos de caminhada e é considerada de nível médio, passando por riachos, cachoeiras e mangues. A Prainha é considerada uma das praias mais bonitas da Bahia. Ondas de meio a três metros se tornam tubulares em seus melhores dias.

 

Praia de Jeribucaçu

O acesso à Praia de Jeribucaçu é feito por estrada de terra em boas condições, de aproximadamente 15 minutos, a partir da BA-001 (Ilhéus – Itacaré). No final da estrada de terra há duas fazendas onde se pode estacionar o carro, e a partir daí, uma trilha de 20 minutos leva à praia. Na volta, a trilha fica um pouco difícil pela subida íngrime.

A isolada Praia de Jeribucaçu tem visuais bem distintos de acordo com a maré. Quando está baixa, uma extensa faixa de areia aparece e há algumas mesas e guarda-sóis dos quiosques, que vendem tapioca, açaí e refeições. Na maré alta, a água do mar se junta com a do rio Jeribucaçu, cobrindo boa parte da areia e fazendo os quiosques fecharem mais cedo. Ondas de até 3 metros costumam se formar na Praia de Jeribucaçu. Seja qual for a maré, a paisagem é linda, com costões e Mata Atlântica envolvendo a praia.

 

Praia da Engenhoca

Essa linda praia é praticamente deserta e tem acesso por meio de uma trilha de cerca de 20min no meio da mata fechada. Algumas barracas vendem bebidas e tapiocas. Um pequeno rio desemboca na areia da praia, ou seja, você também tem a opção de nadar na água doce.

Na praia da Engenhoca você vai encontrar uma gigantesca obra inacabada, que seria um grande hotel de luxo, o primeiro 6 estrelas da América Latina, porém sua cosntrução foi embargada pois devastaria uma grande área de preservação. Em meio a trilha você consegue ver várias das construções.

A Engenhoca é o pico principal para longboard em Itacaré, pois tem ondas mais cheias e longas.

 

Itacarezinho

Itacarezinho é composta por cerca 3,5km de extensão, o acesso à ela é bem fácil por conta do estacionamento no seu alto, ou seja, você não precisa necessariamente fazer uma trilha para chegar nela. Por isso, é um pouco mais explorada e com melhor infra-estrutura: possui bares e restaurantes, sorveteria, spa e resort.

Caso você prefira pegar a trilha que leva a esta praia, ela corta uma propriedade particular e leva em torno de 30 minutos.

Os muitos coqueiros, junto ao claro azul do mar dão um toque especial para esta praia, que também é point do mergulho. Há bancadas de corais e cavernas subaquáticas, além ser o refúgio das tartarugas marinhas. Para os surfistas, essa praia também costuma ter boas ondas e uma cascata de água doce na ponta norte, permitindo que termine sua experiência da melhor forma possível.